quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SEXTA É DIA DE FEIRA!

Amanhã - 19/08/2011 o CREAjr-PI em parceria com o CREA-PI realiza a III FEIRA DAS ENGENHARIAS E ARQUITETURA NA PRAÇA.

Tendo incio a partir das 9h00min às 18h00min.

Não Perca!

Postagem: Vanessa Carvalho

Greve na UFPI

Na reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira dia 18/08/2011 na  Associação dos docentes da Ufpi (Adufpi) os professores decidiram entrar em greve a partir do dia 25 próximo, como afirma Mário Ângelo Meneses, presidente da Adufpi, “Nesta reunião de hoje decidimos por fazermos a greve e indicar o dia 25 de agosto como data de início da greve nacional”.
Apesar desse anuncio a decisão oficial a respeito da  greve somente deverá ocorrer após a reunião do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) que acontece no próximo sábado (20) em Brasília.


Fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/educacao/225590_greve_na_ufpi_vai_depender_de_decisao_do_sindicato_nacional_dos_docentes.html

Postagem: Pedro Henrique - membro de civil

Sepaq apoia o Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca

A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) vai promover dois eventos paralelos ao 17º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep), que acontece no período de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2011, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Trata-se do I Seminário do Caranguejo-uçá no Pará e o I Fórum do Setor Pesqueiro Paraense. Existe ainda uma parceria no II Workshop de Cultivo do Pirarucu.
O Conbep vai enfocar as conquistas e comemorações do setor pesqueiro do país, dentre elas a consolidação do Ministério da Pesca e Aquicultura, os 42 anos da Extensão Pesqueira no Brasil e os 40 anos da Engenharia de Pesca no país. O novo cenário de incremento da produção da pesca e de fomento da aquicultura produziu frutos. A produção brasileira de pescado aumentou 25% nos últimos oito anos, passando de 990.899 toneladas anuais para 1.240.813 toneladas ano passado.
Somente nos últimos dois anos, houve um crescimento de 15,7%, conforme os dados estatísticos de 2008 e 2009. A aqüicultura teve uma elevação 43,8%, passando de 289.050 toneladas ao ano para 415.649 toneladas anuais. Os dados são do Ministério da Pesca e Aquicultura.
O Pará se destaca na produção nacional de pescado, pois é o maior produtor no segmento da pesca extrativa artesanal marinha. A pesca no Estado é a principal atividade em praticamente todos os 143 municípios paraenses. A ausência de infraestrutura e a diversidade de problemas tornaram bem mais complexo o desafio de estruturar a atividade. Por conta disso, espera-se que o congresso contribua para o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Estado.
Os Congressos Brasileiros de Engenharia de Pesca acontecem desde 1979, a cada dois anos, com a participação engenheiros de pesca e pesquisadores. Durante o evento, haverá mesas redondas abordando a política profissional de quem trabalha na área e o perfil profissional do engenheiro de pesca.
Os programas de Educação Tutorial, inseridos nos cursos de graduação, serão analisados, junto da abordagem sobre a pós-graduação nas Ciências do Mar no Brasil. Uma exibição de trabalhos técnico-científicos, sob a forma de painéis, fará parte do evento. Haverá, ainda, um espaço para oferecimento de minicursos teóricos e práticos, visando o aperfeiçoamento profissional dos participantes.
A Expo Conbep, Feira de Agricultura e Pesca, merece destaque, pois irá reunir as principais empresas e instituições envolvidas com o tema do evento, proporcionando aos participantes a interação com o setor empresarial pesqueiro, além da exposição dos estandes institucionais. O Conbep é promovido pela Associação dos Engenheiros de Pesca dos Estados do Pará e Amapá, Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil, Associação Brasileira de Engenharia de Pesca, Sepaq e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Ascom Sepaq

Postagem: Vanessa Carvalho (Membro Dirigente de Aquitetura)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Crea-PI realizará curso sobre Acessibilidade nas cidades de Teresina e Parnaíba


O curso está previsto para os meses de setembro e outubro.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Piauí realizará nos dias 30/09 e 01/10/2011 em Teresina, e 28 e 29/10/2011 em Parnaíba, o curso "Acessibilidade: como praticar e fiscalizar".
O curso será ministrado pela Arquiteta e Urbanista Nícia Bezerra Leite, professora de Urbanismo da Universidade Federal do Piauí, que abordará, além do conceito e aplicação da acessibilidade, a elaboração de projetos acessíveis.
Aguarde mais informações.
Data: 17/08/2011
Fonte: Assessoria de Comunicação do Crea-PI
Redator(a): Jéssica Santos


Postagem: Vanessa Carvalho (Membro Dirigente de Arquitetura)

Eleições para presidente do CONFEA,CREAs e para diretores da MUTUA

As eleições para a presidência do CREA-PI ocorrerão no dia 8 de Novembro deste ano.O presidente será eleito por voto direto e secreto dos membros registrados e em dia com o conselho até o dia da eleição.O mandato terá duração de três anos,correspondente ao triênio 2012-2014.
 Os nomes dos candidatos serão divulgados na próxima plenária do CREA-PI, sem data confirmada ainda.
Vale lembrar que além da eleição para presidente do CREA-PI ocorrerá,no mesmo dia, a eleição do presidente do CONFEA,dos presidentes dos outros CREAS e dos diretores da MUTUA.


Postagem: Pedro Henrique- membro de civil 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CETEM

Serão oferecidas 50 bolsas, destinadas a alunos matriculados em cursos de graduação em engenharias de minas, metalúrgica e de materiais, química e ambiental, geologia, química, biologia e geografia. Inscrições até 12/08.
Estão abertas até o dia 12 de agosto as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CETEM 2011/2012. Serão oferecidas 50 bolsas de iniciação científca, destinadas a alunos matriculados em cursos de graduação em engenharias de minas, metalúgica e de materiais, química e ambiental, geologia, química, biologia e geografia.
Podem participar da seleção alunos que estejam cursando, no mínimo, o segundo semestre e, no máximo, o penúltimo e que tenham coeficiente de rendimento maior ou igual a 6,0. Os interessados devem enviar os seguintes documentos digitalizados à coordenadora do PIBIC/CETEM, Marisa Monte (mmonte@cetem.gov.br): currículum vitae, com telefone e endereço; histórico escolar; CPF e RG; comprovante de residência (luz ou gás); e carta de recomendação de algum professor da graduação (item não obrigatório)
Fonte: Assessoria de Comunicação do CETEM
Redator(a): Thatyana Freitas