sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Conselho de Arquitetura

O CAU – Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo foi criado recentemente
Caros Arquitetos e Arquitetas do Estado Piauí, venho por este texto colocar um pouco da situação do CAU/PI e do CAU/BR.
Aos dias 26 de outubro ocorreram as eleições do novo conselho de Arquitetura e Urbanismo, e em 15 de dezembro de 2011 teve a posse do Presidente Nacional Haroldo Pinheiro, que marca a saída dos Arquitetos e Urbanistas do Sistema CONFEA/CREA, conforme a Lei 12.378/2010. É esta posse do presidente nacional que marcou a criação do CAU/BR. Agora automaticamente os Arquitetos e Urbanistas e empresas de Arquitetura e Urbanismo são regulamentado em Lei e não mais por resolução, firmando nossas atribuições e agora temos um conselho que fiscalizará de forma mais direcionada para o exercício da Arquitetura e Urbanismo.
O papel do CAU será defender a sociedade, fiscalizar o exercício de Arquitetura e Urbanismo e contribuir para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no nosso estado do Piauí e no Brasil.
Só depois da posse do Presidente Nacional que cada CAU dos estados da Federação puderam fazer a posse dos seus Presidentes, no caso do Estado do Piauí a posse foi no dia 16 de dezembro 2011, a partir de então o Presidente do CAU/PI começou a dar entrada legalmente em documentações para registro em cartório e depois dar entrada no Ministério da Fazenda para conseguir CNPJ. Para isto tivemos que alugar uma sala em caráter provisório para criação do CNPJ do CAU/PI. Quando tivermos com CNPJ em mão é que poderemos contratar funcionários e fazer convênios para melhor atendê-los.
Sei que ainda não é o ideal , mas o sistema SICCAU já está funcionando, permitindo que os arquitetos e arquitetas do Piauí e as empresas jurídicas de Arquitetura e Urbanismo possam trabalhar pelo menos neste momento com necessário para registrar RRTs e emitir documentos necessários para garantir pelo menos o mínimo de serviço aos arquitetos e empresas de arquitetura e urbanismo. O endereço para entrarem é www.caupi.org.br. Lá tem todas as orientações e atendentes on line para ajudar no que for preciso.
Este é um momento de transição e nestas condições sabemos que ainda não está a todo contento, mas garantimos que estará em muito breve, este é o objetivo de cada conselheiro do CAU/PI eleito por vocês e dos demais CAU/UFs e CAU/BR.
Peço a compreensão de todos vocês, e se precisarem estou a disposição para tentar resolver o que for possível referente a arquitetura e urbanismo no CAU/PI que em breve estará atendendo de forma eficiente a todos vocês.
Também estou encaminhando a Lei 12.378/2010 que é de extrema importância todos os arquitetos lerem, pois agora é ela que dirigirá a vida dos arquitetos e urbanistas no Brasil.
“É com voto de confiança, que estamos trabalhando para que o CAU/PI seja uma referência para os Arquitetos e Urbanistas do Piauí”
Sanderland Ribeiro
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí

Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí 
Postagem: Pedro Henrique