O que é

O CREAjr-PI é um programa criado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) com o objetivo de aproximar os estudantes das áreas de Engenharia e Agronomia da realidade profissional.
Através de uma inter-relação participativa entre o Conselho e a academia, o CREAjr -PI colabora com a formação profissional, conscientizando o estudante quanto ao papel profissional junto à sociedade, incentivando-o ao exercício ético e responsável da profissão e facilitando a aproximação com a dinâmica do exercício profissional.
O programa surgiu inicialmente com a finalidade de aproximar o estudante das áreas que compõem o Conselho – mostrar a realidade do sistema CONFEA/CREA/MUTUA, o seu funcionamento e a sua importância para a sociedade. No entanto, à medida que se desenvolvia o projeto, absorveu-se outras metas que deveriam ser acrescidas como: o aprimoramento do futuro profissional, com a realização de seminários, palestras, minicursos, visitas técnicas e ações sociais, além da conscientização desses para a importância da sua profissão e da inter-relação dela com as demais. 
O grupo difunde conhecimentos relevantes para o incremento da formação pessoal e profissional, priorizando conteúdos acerca das tendências da área tecnológica e legislação ética no exercício profissional. Apoia movimentos empreendedores jovens e assessora estudantes e recém-formados em suas relações com o mercado de trabalho.
Mais que um espaço para disseminar informações, o CREAjr é palco para geração de resultados e desenvolvimento de pessoas, tornando-se referência na formação de jovens lideranças e capacitação profissional em todo o país.

 BREVE HISTÓRICO
Criado em 2000, o CREAjr é um movimento que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classes e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs). Hoje a iniciativa está presente em 23 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande Do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, SergipeTocantins; e no Distrito Federal (DF).
Composto por aproximadamente 1,2 mil futuros profissionais e recém-formados dos cursos vinculados ao Sistema CONFEA/CREA, o grupo tem atuado diretamente nas instituições de ensino técnico e superior e fomentando a engenharia nas escolas de nível médio.
Já o CREAjr-PI foi criado em meados de 2006 e de lá pra cá vem desenvolvendo várias ações na área tecnológica. O CREAjr-PI completa, em 2016, 10 anos de existência com presença marcante no cenário da engenharia piauiense, se fortalecendo ano após ano. Como programa, é de percepção clara o crescimento ascendente que ele vem tomando desde a criação saudando seus atuais X membros cadastrados.
Todas as atividades desenvolvidas pelo CREAjr-PI são realizadas pelos estudantes, com estudantes e para estudantes (ou melhor dizendo, futuros profissionais). Esses futuros profissionais estão mais cientes do seu papel frente à sociedade e determinados pelo conhecimento, capacitação e integração com o sistema CONFEA/CREA/MUTUA. Nesse âmbito, o CREAjr-PI se amadurece e é reconhecido por eventos como: a Feira Das Engenharias Na Praça e o Encontro Estadual de Engenharia do CREAjr-PI. Além dos eventos anuais, o CREAjr-PI oferece minicursos e visitas técnicas essenciais aos estudantes da área tecnológica durante o ano e palestras em suas reuniões aos sábados.